O CORREDOR

Roberto R. da Encarnação, nasci a 12 de março de 1968. Praticante de corrida de rua há apenas 04 anos, tão logo estreei em competição na Corrida Sagrada de 2007 - que tem o mesmo percurso da lavagem do Bonfim - passei a buscar desafios maiores. Favorecido pelo condicionamento adquirido em décadas na prática de pedaladas pelo Brasil afora, em pouco tempo de passadas já havia virado um Maratonista, tendo completado neste curto tempo 05 maratonas e 01 ultra e, para além disso, me tornado um apaixonado por esta arte de seguir em frente colocando um pé adiante do outro.

EXPLICANDO DATA E DESTINO

Nasci e vivo em Salvador e logo com dois meses de competição fui participar de uma prova de rua em comemoração ao aniversário da cidade de Aracaju (17 de março), que tem sua largada na histórica cidade de São Cristovão (antiga capital de Sergipe) e, após 25 km de muito sobe e desce e de grande apoio popular chega-se a Aracaju.

Portanto, a idéia é sair de Salvador no dia 10 de março e, correndo em torno de uma maratona por dia (42,195 metros) chegar em Aracaju no dia 16 de março para no dia seguinte fechar o projeto com chave de ouro participando da 28ª Corrida Cidade de Aracaju.

VAMOS TENTAR JUNTOS?!



terça-feira, 15 de março de 2011

INDIAROBA - CAUEIRA - 6º DIA - 51 KM

Hoje, pela primeira vez nestes dias, tivemos que dar uma atenção maior ao relógio. Para sair de Indiaroba em direção a Caueira, precisaríamos atravessar o Rio Piauí entre Terra Caída e Porto Cavalo utilizando uma balsa que tem seu primeiro horário às 06:20.

Estando a 18 km da balsa, e como estamos utilizando uma marcha bem confortável (que é o grande lance para manter-se vivo e disposto durante tantos dias seguidos de alta quilometragem), saímos de Indiaroba às 04 da manhã para ter uma margem de tempo...

Como sempre, registramos fotos de largada no mesmo local de chegada do dia anterior (“Titia” Lalá que nunca antes na história da vida dela tinha acordado tão cedo durante tantos dias seguidos, estava lá exercendo uma das suas muitas funções nesta expedição: a de fotógrafa) e partimos para a estrada num breu absoluto, enquanto a Titia Lalá voltava à pousada para dormir mais um pouco.

À nossa passagem íamos despertando muitos cães pelo caminho. Era uma sinfonia ameaçadora de latidos a cada momento que passávamos em algum sítio.  Com 45 minutos entramos, ainda no escuro, no entroncamento de Terra Caída, que é o mesmo de Mangue Seco.

Já íamos com mais de 10 km quando o dia clareou. Algumas conferidas no relógio mostravam que estávamos indo num pace suficiente para não perder o horário da primeira travessia. Se pudesse antever o que estava por vir com certeza nem teria perdido meu tempo com essas preocupações. 

Senta que lá vem estória... rs

Eu havia ficado um pouco pra trás e, por conta de uma barulhenta cachorrada, alguns minutos antes mudara de lado de acostamento. 

De repente vejo Gil lá na frente dar uma disparada gritando: “Vem um grandão aí!”, enquanto atravessava a pista também. Eu, sem nem querer saber o que era, engatei uma marcha de tiro de 400 metros e já tava quase alcançando Gil quando pulou do meio do mato, bem ao meu lado, um cachorro enorme que mais parecia uma onça, com meio metro de dentes pro lado de fora, correndo decididamente em minha direção; parei instantaneamente me atrapalhando todo com um vaso de água que tencionava borrifar na direção do Super Cão (técnica de cicloturista), que por sua vez deteve-se a poucos metros de mim rosnando raivosamente.

Num relance pude ver o olhar apreensivo de Gil. Felizmente a fera virou-se e desistiu do seu desjejum, e eu, após caminhar bem devagar, receoso de despertar nele nova intenção de ataque com minha corrida, assim que me encontrei numa distância mais segura, disparei à toda para sair logo dali antes que ele mudasse de idéia.

Chegamos bem antes do horário da saída da Balsa!


Após a travessia faltavam 33,5 km. Não sei se é uma característica minha, mas este intervalo de tempo (espera da balsa – travessia – desembarque) em vez de funcionar como descanso, acaba fazendo uma quebra de ritmo em que é necessária muita força psicológica para voltar ao pace normal. Acrescente a isso o fato de que o astro rei antes das 07 da manhã já dava mostras que viria mais quente que nunca. Eis aí os ingredientes que tornaram este o dia mais difícil do Desafio.

Com 5 horas e 45 minutos de corrida e de muito líquido ingerido, chegamos em Caueira, na Pousada Bella Itália. Hoje, eu e Gil tivemos mais uma daquelas provas que vão entrar para a galeria de nossos “piores” dias que, diga-se de passagem, nós adoramos. 

Em outra ocasião, quem sabe num próximo blog que não seja tão específico quanto este (estou namorando a idéia de criar outro mais geral), terei o prazer de contar um pouco dessas estórias. 

Amanhã, sob a permissão de Deus, chegaremos em Aracaju, “A festa há apenas começado e já está no fim”, deixando desde já aquele gostinho de saudade.

Se segura Atalaia, “nós vamos invadir sua praia”!

 










 

Praia do Saco




 







Chegada em Caueira
 

6 comentários:

  1. salve meu irmãozinho...bom ver você com a vitória à sua porta :-) correr de cachorro? Ao menos não tinham arco e flecha :-) felicidades meu velho rodrigo saraiva

    ResponderExcluir
  2. Falta pouco e já estou imaginando a chegada de vocês no final da corrida do dia 17.

    ResponderExcluir
  3. "...É hoje o dia, da alegria..." Espero que tenha terminado o desafio com muito orgulho no peito. Que a corrida de Aracajú seja seu prêmio! Beijos e parabéns!
    Aninha

    ResponderExcluir
  4. Chegamos bem aqui, neguinha. Gil realmente é um monstro. Quase sem treinar, simplesmente veio e com sua companhia tornou tudo mais fácil. Obrigado pela confiança no sucesso do Projeto. beijos

    ResponderExcluir
  5. Samuel, conseguimos, Amanhã iremos brincar na prova de Aracaju. Seria bom se você estivesse por aqui. Obrigado pelas palavras de incentivo. Quando precisar de companhia num longao destes já sabe, pode contar comigo.. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Grande e cansativa iniciativa Robertão. Dou valor a gente de coragem como vc. Depois dê uma olhada no meu blog:http://nerystudiofuncional.blogspot.com/
    Não sofisticado quanto o seu mais tudo bem.. rsrsrs.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir