O CORREDOR

Roberto R. da Encarnação, nasci a 12 de março de 1968. Praticante de corrida de rua há apenas 04 anos, tão logo estreei em competição na Corrida Sagrada de 2007 - que tem o mesmo percurso da lavagem do Bonfim - passei a buscar desafios maiores. Favorecido pelo condicionamento adquirido em décadas na prática de pedaladas pelo Brasil afora, em pouco tempo de passadas já havia virado um Maratonista, tendo completado neste curto tempo 05 maratonas e 01 ultra e, para além disso, me tornado um apaixonado por esta arte de seguir em frente colocando um pé adiante do outro.

EXPLICANDO DATA E DESTINO

Nasci e vivo em Salvador e logo com dois meses de competição fui participar de uma prova de rua em comemoração ao aniversário da cidade de Aracaju (17 de março), que tem sua largada na histórica cidade de São Cristovão (antiga capital de Sergipe) e, após 25 km de muito sobe e desce e de grande apoio popular chega-se a Aracaju.

Portanto, a idéia é sair de Salvador no dia 10 de março e, correndo em torno de uma maratona por dia (42,195 metros) chegar em Aracaju no dia 16 de março para no dia seguinte fechar o projeto com chave de ouro participando da 28ª Corrida Cidade de Aracaju.

VAMOS TENTAR JUNTOS?!



segunda-feira, 14 de março de 2011

CONDE - INDIAROBA - 5º DIA - 42 KM

Desde sua concepção o 5º dia do Desafio apresentava dois destaques: o título de pior trecho a ser percorrido, resultado da mistura alta quilometragem com uma grande concentração de ladeiras; e o charme de ser um trecho interestadual, já que cruzaríamos a divisa entre os estados da Bahia e de Sergipe.

Há realmente demasiadas e tenebrosas ladeiras para quem tinha a distância de uma maratona a percorrer. Sair da Bahia e entrar em Sergipe correndo é, sem dúvida, para além de charmoso, uma satisfação muito grande, tanto pelo marco alcançado como pelo prazer de estar nesta terra de gente hospitaleira. Mas o verdadeiro grande destaque do dia leva o nome de Jeferson, mais conhecido como Pataro, seu sobrenome.

Deixa eu contar um pouco dessa estória.

Em Salvador, no bairro da Saúde, às 03 horas da manhã, Pataro entrava em seu carro para vir encontrar conosco no Conde. É importante ressaltar que para ele, dirigir na estrada não é uma coisa comum e muito menos prazerosa. Sempre o ouvi dizendo: “estrada não é a minha”.

Como já tive oportunidade muitas vezes de estar de carona com ele, sei que velocidade, pelo menos em se tratando de automóvel, também não é a dele nem mesmo durante o dia, imaginem à noite.

Às 04 horas fizemos o primeiro contato e ele já estava na altura do Complexo de Sauípe. 5:25 nos encontramos na entrada do Conde e fomos para o Restaurante Recanto do Sossego no Km 158, local de chegada do dia anterior.

5:38, eu, Gil e Pataro demos a largada para um dos melhores dias do endurance. Foram 4:30 de passadas e muitos causos enquanto cobríamos os 41 km de hoje. Até a “Titia” Lalá comentou no final da corrida, que em todos os momentos que ela passou pela gente, no cumprimento da sua missão de nos deixar hidratados, sempre nos surpreendia conversando e rindo.

Meta cumprida, tomamos um banho na Pousada Pereira em Indiaroba. Rapidamente levamos Pataro de volta ao Conde, onde ele pegou seu carro e “acelerou” de volta a Salvador para chegar a tempo de pegar o ônibus  que o leva ao trabalho, às 14:00.

E aí? O cara foi ou não foi o grande destaque do dia?!

 

Agora tenho uma outra coisa para contar que também é de grande importância para o Desafio. Gil, que tinha vindo apenas para o final de semana e conseguiu com a patroa uma prorrogação até hoje, tencionando voltar de carona com Pataro, continua aqui comigo. 

Após um longo telefonema para casa, acompanhado de longe e com grande expectativa por mim e “Titia” Lalá (houve momentos em que achávamos pelo rosto dele que não ia dar certo, outros, que estava tudo resolvido, para logo, mudar tudo de novo), o homem foi liberado para ficar até o final do Projeto. A sensação que tenho agora é que Aracaju ficou muito mais perto.  Eita dia bom! Valeu, Angélica!

Boa noite a todos!
 

 














 





 
 













 










Chegada em Indiaroba-SE
 





6 comentários:

  1. A alegria de vocês também é a nossa alegria, pois ficamos torcendo por vocês.

    ResponderExcluir
  2. Quarto dia de novo?nao nao nao..... me recuso a comentar um dia improdutivo como esse? correu em circulos hoje rapaz?
    A etapa do vento contra é legal q vai te deixar bem fresco...... :)

    Abraços irmaozinho...

    Rodrigo Saraiva

    ResponderExcluir
  3. Estou acompanhando o percurso. Parabéns pelo sonho realizado!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Prima é bom ter você por aqui. Lembranças a todos da família.
    Rodrigo, ainda bem que você me avisou, já estava pensando em correr um dia a mais..rs
    Samuel estamos quase lá, obrigado pela sintonia.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS Roberto, realmente você é um grande exemplo de determinação, perseverança, força, coragem...Sou sua fã cara, estava na corrida em S. Cristovão, vi alguns de vocês no percurso, me deu vontade de conversar, mas não deu, Deus te abençõe sempre, Meire.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Meire. Obrigado pelo comentário. Certamente nos veremos em corridas por aí. Você é de Salvador ou de Aracaju? Hoje irei colocar um post final neste blog, criado especificamente para divulgação do Desafio, mas gostei tanto da experiência que irei criar um outro mas geral. Bom dia!

    ResponderExcluir