O CORREDOR

Roberto R. da Encarnação, nasci a 12 de março de 1968. Praticante de corrida de rua há apenas 04 anos, tão logo estreei em competição na Corrida Sagrada de 2007 - que tem o mesmo percurso da lavagem do Bonfim - passei a buscar desafios maiores. Favorecido pelo condicionamento adquirido em décadas na prática de pedaladas pelo Brasil afora, em pouco tempo de passadas já havia virado um Maratonista, tendo completado neste curto tempo 05 maratonas e 01 ultra e, para além disso, me tornado um apaixonado por esta arte de seguir em frente colocando um pé adiante do outro.

EXPLICANDO DATA E DESTINO

Nasci e vivo em Salvador e logo com dois meses de competição fui participar de uma prova de rua em comemoração ao aniversário da cidade de Aracaju (17 de março), que tem sua largada na histórica cidade de São Cristovão (antiga capital de Sergipe) e, após 25 km de muito sobe e desce e de grande apoio popular chega-se a Aracaju.

Portanto, a idéia é sair de Salvador no dia 10 de março e, correndo em torno de uma maratona por dia (42,195 metros) chegar em Aracaju no dia 16 de março para no dia seguinte fechar o projeto com chave de ouro participando da 28ª Corrida Cidade de Aracaju.

VAMOS TENTAR JUNTOS?!



quinta-feira, 3 de março de 2011

CIRCUITO DA FOLIA / TREINO DE DESPEDIDA


 
Clique para ouvir a música do verão...  ...de 1968 rs

"Já é carnaval cidade, acorda pra ver". A uma semana da largada do Desafio e às vésperas de começar a maior festa de rua do planeta, chamei a turma para fazermos um treino entre Ondina e o Largo do Terreiro de Jesus, unindo assim os três principais circuitos da folia de Salvador.
Às 5:30 Alan, Carlos, Joel e eu já estávamos concentrados ao lado da Praça das Gordinhas para começar o "desfile". Em ritmo de afoxé partimos em direção ao Farol da Barra. No meio do caminho encontramos Roque Leite, "folião", colega do antigo trabalho (TJ/BA), que vinha "pulando" no sentido contrário, mas ao primeiro som dos acordes do nosso trio resolveu mudar a direção e nos acompanhar para curtir a festa lá em cima entre o Campo Grande e o Pelourinho. Na hora de subir a ladeira da Barra quem "colou na corda" foi Ivan (amigo, colega de trabalho e um dos principais entusiastas do Projeto), que finalmente nos deu a honra da sua presença em nossos treinos.
Enquanto subíamos, aconteceu um fato engraçado, apesar de perigoso. Um rapaz, que aparentemente estava pernoitado de festas e bebidas e vinha descendo a Ladeira da Barra com amigos, resolveu largar a bebida e começar ali mesmo sua vida de atleta. O problema é que ele resolveu emparelhar justamente com Alan e foi subindo, subindo... A gente ia acompanhando de trás e rindo daquele fato inusitado e das caras de desespero que faziam os amigos abandonados. E lá ia Alan apertando o ritmo e ele junto, até que, repentinamente, quase no topo, estancou de vez, ao que parece o "combustível" havia acabado, e voltou lentamente caminhando, se arrastando seria a melhor definição, tendo no rosto uma expressão que era um misto de "sobriedade subitamente recuperada" com "tô morto". Mesmo não sendo a situação ideal, recebeu nossos cumprimentos, afinal de contas é Carnaval.
Passamos tranquilos pela Vitória e Campo Grande. Na Av. Sete deu-se um "encontro de trios", alcançamos um outro grupo de corredores liderados por "Campeão" que trabalha no Hospital Santa Isabel e também é maratonista. Cumprimentamos a galera e fomos embora. No Pelô, paradinha para tirar foto e hora de manobrar o caminhão, dar meia volta e retornar para Ondina. Na altura do Porto da Barra, Roque e Ivan desceram do trio. Depois, até a finalização do percurso, de aproximadamente 16,5 km, só para não perder o costume, a levada foi aumentando e o ritmo mudou para uma espécie de frevo eletrizado liderado pelo "cantor" Alan.
"Por que parou? Parou, por quê? "
Tudo que havia sido proposto como treino foi feito. Agora resta descansar e aguardar a largada. Além dos que já morreram, "atrás do trio elétrico" também não pode ir quem tem mais de 300 km para fazer na próxima semana.
Desejo a todos que brinquem em paz. Somos todos irmãos. Muito obrigado a cada um de vocês que tornaram mais fáceis e prazerosos, com suas companhias, estes últimos 02 meses de treino específico. Agradeço também a todos os não corredores que de alguma forma estão presentes em minha vida. Tudo que é bom soma: paciência, carinho, pensamento positivo, conselhos, comunhão, cumplicidade, etc.
Feliz Carnaval! Feliz tudo para todos!

Avenida sete de setembro
Trio Elétrico na Vitória
Avenida Oceânica
Cruz caída - Belvedere
Roque e Carlos no Farol da Barra
Ivan e Joel subindo a Ladeira da Barra



Praça Castro Alves

9 comentários:

  1. Foi sem querer, querendo.
    Lembrei de uma matérias da runner's que um cara em Barcelona na Espanha resolveu correr alcoolizado por falta de taxi. Mas esse cara até que me surpreendeu ele foi mais longe que imaginava, ainda tropeçou em minha pernas...rsrsrs
    Espero que ele tenha melhores oportunidades de iniciação esportiva.

    ResponderExcluir
  2. Você foi muito mau... rs, mas realmente o cara foi muito além do que poderiamos supor.

    ResponderExcluir
  3. Conheço mais um da turma. O Carlos, trabalhamos juntos no antigo Banco Econômico. O cara corre muito!

    Parabéns a todos pelo treinamento.

    ResponderExcluir
  4. Samuel, a gente tá precisando juntar este povo todo. O Carlos realmente é um "monstrinho" pra correr, além de ser um cara que adora incentivar todo mundo.

    ResponderExcluir
  5. Agora não tem mais como fugir, Robert! O desafio está ai! Aquilo que era um ideia, tranformou-se em um ideal e agora é a realidade! A sua iniciativa é corajosa, mas além disso, é um retorno aos melhores momentos da vida: a infância! Sim, pois esse desafio, por mais sério que seja, é um brincar de correr, é pura satisfação! E é isso que nos faz seguir em frente quando, adultos, encaramos a vida com sorrisos e alegrias! Tô na torcida! Saudações a você a todos os amigos que te acompanharem nessa jornada!

    ResponderExcluir
  6. Estamos pronto para partir. O Desafio realmente é um misto de responsabilidade e diversão. Sei que darei o máximo de mim para conseguir chegar lá. Ainda mais porque quando correr estarei fazendo isso, também, em nome de pessoas que de alguma forma entrararam neste Projeto e continuarão envolvidas mentalizando o sucesso durante a jornada. Obrigado, Marcelo!

    ResponderExcluir
  7. Lembra do que eu sempre digo quando vc me diz quando você vai sai para um treino de 20 ou 30km?
    Pois é, dessa vez não vou dizer "boa sorte".
    Você já treinou bastante acredito que não terá nenhuma grande surpresa no caminho, então divirta-se!!

    ResponderExcluir
  8. O Caminho é sempre mais importante que a linha de chegada. Para chegar nesta largada já me diverti bastante conhecendo e estreitando amizade com pessoas como você. Torço para que esteja lá no aeroporto amanhã 5:00.

    ResponderExcluir
  9. Que historia linda gostei parabéns Roberto pelo lindo comentario amei um excelente historia de corrida vanuza Lins.

    ResponderExcluir